Essa segunda-feira (10) marca o início do ano letivo 2025 para diversas escolas da rede estadual de ensino no Rio Grande do Sul. A 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE) divulgou um panorama de estrutura e novidades que vão estar ao alcance da comunidade escolar nesse ano. A maior novidade está em torno da distribuição de uniformes escolares para alunos de toda a rede.
Os kits não terão custo algum para as famílias e vão ser entregues nas escolas após o início do ano letivo. No território atendido pela equipe da 4ª CRE mais de 35 mil uniformes foram selecionados. O kit vai abranger peças de verão e inverno para os estudantes. Além das roupas, o projetado é que a Coordenadoria receba equipamentos para fomentar a tecnologia. Com isso, 117 escolas vão receber chromebooks e outros equipamentos.
Ao todo vão ser 3.510 chromebooks na região da 4ª CRE em um investimento superior a R$ 5 milhões, 201 computadores e 41 televisões. Os aparelhos, segundo o Estado, possuem o objetivo de ampliar o acesso ao ambiente digital.
Para este ano segue o processo de expansão das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMGTI), com início da modalidade na instituição Olga Ramos Brentano, em Farroupilha. Em Caxias do Sul, segundo a lista da CRE, iniciam o ano com melhorias na infraestrutura ou em obras as escolas Professor Apolinário Alves dos Santos, Alexandre Zattera, Cristóvão de Mendoza e Imigrante.
Toda a 4ª Coordenadoria conta com 117 escolas, sendo 21 rurais, em 13 diferentes municípios. A região também tem duas escolas indígenas e uma prisional.
Atualização: O Tribunal de Justiça (TJ), atendendo ao pedido do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers), concedeu uma liminar adiando o início das aulas na rede estadual em uma semana, em virtude do calor intenso que atinge o Rio Grande do Sul. A decisão, proferida neste domingo (9) pela desembargadora Lucia de Fátima Cerveira, adia o início das aulas para o dia 17 de fevereiro. Na sexta-feira, o governo do Estado havia negado o pedido do Cpers.