A emissão de poluentes decorrente das atividades humanas é um dos principais fatores responsáveis pelo aumento da concentração de gases na atmosfera e, consequentemente, pelo agravamento do aquecimento global. Diante desse cenário, práticas voltadas à sustentabilidade e à redução de poluentes têm ganhado destaque. Em Caxias do Sul, uma iniciativa inovadora busca contribuir para essa causa por meio da utilização do DuraMais+, um combustível sustentável, em quatro ônibus itinerantes da frota pública. Essa parceria é resultado da colaboração entre a concessionária Viação Santa Tereza (Visate) e a RodOil, uma das principais distribuidoras de combustíveis do sul do Brasil.
Os testes, que tiveram início em dezembro, seguem até o final de abril. O combustível, desenvolvido com tecnologia sustentável, é capaz de reduzir em até 50% a emissão de poluentes e 7% a emissão de gases do efeito estufa (GEE), representando um avanço significativo na busca por soluções mais limpas para o transporte público.
Segundo o diretor executivo da Visate, Gustavo Marques dos Santos, a empresa tem buscado avanços em tecnologia e soluções ambientais, com a ampliação da frota nos últimos anos, o que também contribui para a redução de poluentes. Santos destaca que, ao final do período de testes, em caso de resultados positivos, a utilização do diesel sustentável deve ser ampliada para os demais ônibus da frota.
O gerente comercial da RodOil, Lucir Giacomello, ressalta a chegada do ecoaditivo de forma exclusiva pela empresa, como uma combinação eficiente entre eficiência operacional e responsabilidade ambiental. Segundo ele, essa inovação proporcionou uma nova visão sobre os combustíveis no mercado.
Além dos testes com o biocombustível, a RodOil também promove uma campanha de divulgação em um ônibus articulado da linha TR01 Troncal, que faz o trajeto entre as Estações Principais de Integração (EPIs) Floresta e Imigrante. Este é o primeiro veículo da linha a receber um envelopamento publicitário, mantendo as partes vermelhas do ônibus no formato original, conforme exigido pelo Contrato de Concessão.
O principal objetivo é destinar os recursos arrecadados com a publicidade à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), por meio do Fundo Municipal de Trânsito (Funtran). Anualmente, quando o valor da tarifa de transporte for reajustado, o montante arrecadado com a venda de espaços publicitários será descontado do custo total do serviço. Essa prática funciona como um subsídio, dessa forma, em vez de o passageiro arcar com o custo integral da passagem, parte desse valor será coberta pelos recursos provenientes da publicidade.