No sábado (29), uma equipe da Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) percorreu as ruas do bairro Santa Fé, em Caxias do Sul com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre os cuidados necessários para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Focos do mosquito foram identificados e eliminados na Zona Norte, onde também foram registrados casos suspeitos e confirmados da doença, o que motivou a ação.
Durante a visita, os agentes de combate às endemias foram abordados por moradores que solicitaram inspeção em propriedades para verificar locais com água parada e possíveis focos do mosquito. Larvas de Aedes aegypti foram encontradas em latas, caixas d’água, potes e outros recipientes. Os responsáveis foram orientados, e todas as amostras serão analisadas em laboratório, conforme o protocolo habitual.
A Vigilância Ambiental em Saúde também programou dois novos “Dias D” para o combate ao mosquito, sendo o próximo no dia 05/04, nas proximidades da UBS Vila Ipê, e o seguinte no dia 12/04, próximo à Escola Tancredo de Almeida Neves.Segundo o último boletim de monitoramento da dengue, o município registrou 27 casos confirmados da doença em 2025, sendo 13 deles na Zona Norte.
Nova aplicação de inseticida prevista para a próxima semana
Na última semana, a região recebeu três aplicações de inseticida, com outra já agendada para segunda-feira (31), caso as condições climáticas permitam. A aplicação ocorrerá na área que abrange a divisa dos bairros Santa Fé, Vila Ipê e Canyon, em um trecho que inclui as ruas dos Alfaiates, Carpinteiros, Ocer Pereira Campos, Manoel Vasco Flores, Domingos Xavier de Lima, Antônio Carlos Paim dos Santos, Epitácio da Silva Pessoa, Francisca Julia da Silva, dos Azulões, Leovegildo José de Freitas e Avenida Antônio Andrighetti, a partir das 7h30.
Antes da aplicação, as equipes da Vigilância Ambiental em Saúde realizam visitas às residências e comércios, repassando orientações aos moradores. Quando não há ninguém presente, materiais informativos são deixados nas caixas de correio. A aplicação de inseticida é uma ação rotineira da Vigilância e ocorre sempre que há casos suspeitos ou confirmados de dengue. Novas aplicações serão realizadas conforme o recebimento de novos lotes do produto e a identificação de novos focos da doença.