Na próxima semana, os vereadores de Caxias do Sul irão discutir a proposta de destinação de R$ 1,3 milhão do orçamento municipal para a realização da Festa das Colheitas 2025. O projeto de lei, enviado pelo Executivo, visa alterar o orçamento municipal para viabilizar o evento, cuja solicitação de recursos foi feita pela Comissão da Festa da Uva e Feira Agroindustrial, responsável pela sua organização.
A Festa das Colheitas está programada para acontecer de 7 a 23 de março nos pavilhões da Festa da Uva e marca a quarta edição do evento, sendo realizada pela última vez em 2023.
Em entrevista à Rádio Caxias, o líder de governo, vereador Daniel Santos/REPUBLICANOS, defendeu a importância do investimento, ressaltando que esse valor já foi destinado no outro ano em que a festa ocorreu e representa um incentivo à cultura e ao turismo na cidade, com um retorno orgânico aos cofres públicos.
Por outro lado, a oposição ao governo Adiló, representada pela vereadora e líder da bancada do PCdoB, Andressa Marques, afirmou que o assunto chegou recentemente ao gabinete e que a bancada se reunirá nos próximos dias para definir a melhor estratégia de votação.
A vereadora Rose Frigeri, do PT, também comentou sobre a questão, destacando que a bancada está em discussão sobre o projeto. Ela apontou a preocupação com o curto prazo para deliberação, uma vez que a solicitação do presidente da festa foi feita na última quinta-feira (20) e a votação já está prevista para terça-feira (25), conforme anunciado pelo presidente da Câmara, vereador Lucas Caregnato (PT) em sessão ordinária.
“Em princípio, não sou contra, mas consideramos problemático esses repasses de última hora, sem planejamento prévio. No entanto, entendemos que a festa é de grande importância para a cidade, especialmente neste ano em que celebramos os 150 anos de imigração italiana”, destacou Rose Frigeri.
O projeto será colocado em pauta na Câmara de Vereadores na próxima semana para apreciação dos vereadores.