As causas da morte do Papa Francisco, aos 88 anos, falecido nesta segunda-feira (21), foram oficialmente divulgadas. De acordo com a certidão médica assinada por Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano, o pontífice sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), entrou em coma e apresentou um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35 no horário de Roma (2h35 em Brasília).
Segundo o boletim médico, a morte foi confirmada por meio de um eletrocardiograma. O quadro foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2. Ainda conforme o documento, o risco aumentado de AVC não está diretamente associado ao uso de ventilação mecânica ou à pneumonia, que havia motivado a internação anterior. Francisco esteve internado por 38 dias com um quadro de bronquite e recebeu alta em 23 de março.
O correspondente Evandro Fontana, que acompanha o falecimento do papa diretamente da Itália, destacou à Rádio Caxias a confirmação oficial das causas da morte e os atos de homenagem ao pontífice, como a recitação do terço na Basílica de São Pedro, onde milhares de fiéis prestam as últimas homenagens. Também já foi realizado o rito de deposição do corpo no caixão, acompanhado pela leitura do testamento deixado pelo papa.
Conforme informado por Fontana, o corpo de Francisco será levado na manhã de quarta-feira (23) para a Basílica de São Pedro, em Roma, onde permanecerá para visitação pública. O enterro, no entanto, ocorrerá na Basílica de Santa Maria Maggiore, também em Roma e não nas grutas sob a Basílica de São Pedro, onde estão sepultados grande parte dos papas, uma decisão incomum, repetida pela última vez em 1903 com o papa Leão XIII. De acordo com o testamento, Francisco pediu um sepultamento simples, direto na terra, sem ornamentos especiais, e com a única inscrição: Franciscus.
A morte de Francisco marca o início do período conhecido como Sede Vacante, quando a Igreja Católica se prepara para o funeral do pontífice e a escolha de um novo líder.