A Casa Semente, localizada no bairro Cinquentenário (Rua Ambrósio Bonalume, 111), é a primeira unidade cooperativa dedicada exclusivamente ao atendimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. O espaço foi apresentado à imprensa na última terça-feira (04).
De acordo com os dados divulgados pela empresa, a demanda por esse tipo de atendimento cresceu 871% em dois anos, traçando um comparativo com março de 2021 e o mesmo período de 2023, atualmente são 900 crianças atendidas. O presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. André Leite, adiantou que uma nova unidade está em construção e ocupará um dos andares do Espaço Mais Saúde, no bairro São Pelegrino.
A Casa Semente tem capacidade para atender 200 crianças e iniciará os atendimentos na segunda quinzena de junho. A coordenadora do local, Rosani Graebin, destaca que o ambiente foi planejado para acolher de forma humanizada e personalizada, o que faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vida das milhares de pessoas envolvidas nessa rede de cuidado.
A coordenadora ainda destaca que o layout foi pensado para ser fácil de se orientar e evitar estímulos demais. Todos os espaços foram feitos para poderem ser mudados e personalizados de acordo com o que cada criança gosta e precisa para a terapia. As salas de atendimento são só para uma pessoa, criando um ambiente tranquilo e seguro.



