Nesta quarta-feira (10) foi divulgado o Word University Rankings 2025, levantamento da revista inglesa Time Higher Education, que classificou 2.092 universidades de 115 países. A Universidade de Caxias do Sul (UCS) apresentou melhora nos critérios de qualidade de ensino, qualidade de pesquisa, e, principalmente, de internacionalização.
Quanto à instituições brasileiras, apenas 61 entraram no ranking, cinco a mais em relação ao ranking anterior, quando foram 56. Considerando apenas instituições nacionais, a UCS ficou na 28ª posição no ano passado. Neste ano, subiu para a 20ª posição.
O reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Rech, afirma que essa conquista é de todos que fazem parte da universidade.
No indicador de qualidade de pesquisa, a nota passou de 11,8 para 21,7. A avaliação em relação a qualidade de ensino, subiu de 15,9 para 16,1. O critério com mais destaque foi o de internacionalização. A nota subiu de 21,6 para 23,3. O reitor Gelson Rech destaca que a UCS foi uma das primeiras universidades gaúchas a investir na internacionalização.
Outro aspecto notável do desempenho da UCS é fazer parte de um seleto grupo de apenas 11 universidades comunitárias e privadas do Brasil no estudo. Dentro do contexto gaúcho, a UCS se destaca ao figurar em uma lista que conta apenas com oito instituições.
A pesquisa da Times Higher Education utiliza 18 critérios para avaliar o desempenho das universidades. Esses critérios são agrupados em áreas-chave, tais como qualidade do ensino, ambiente de pesquisa, excelência da pesquisa, internacionalização e relação com a indústria. A UCS tem sido incluída neste ranking desde 2020.