A TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET) realizará, pela primeira vez, a cobertura completa ao vivo do Carnaval das Escolas de Samba de Caxias do Sul. A transmissão de 2025 começará às 20h do próximo dia 8 de março sábado, diretamente da Rua Plácido de Castro. Nos primeiros 30 minutos, flashes mostrarão a movimentação inicial. A partir das 20h30, a programação seguirá ininterrupta, com a cerimônia de abertura. Às 21h, começa a exibição dos desfiles das seis agremiações: Acadêmicos Pérola Negra, Escola de Samba Nação Verde e Branco, Acadêmicos Filho de Jardel, Unidos do É O Tchan, Acadêmicos XV de Novembro e Associação Cultural e Esportiva São Vicente. O público também poderá acompanhar os desfiles pelas redes sociais do Legislativo, no Facebook e YouTube.
Uma equipe foi designada para a transmissão, que contará com um estúdio montado na Rua Plácido de Castro, onde serão recebidos convidados e realizadas as transmissões ao vivo, com previsão de encerramento às 3h da madrugada do domingo seguinte. A programação será gratuita e aberta ao público, contando ainda com uma praça de alimentação.
Segundo o presidente da Casa, Lucas Caregnato (PT), a transmissão inédita é uma ação inicial sobre a liberação do sinal aberto da TV oficial do Legislativo, que deve ocorrer em breve. Caregnato salienta a importância da democracia e da valorização cultural por meio do veículo. Atualmente, o canal está disponível apenas para assinantes de TV paga. Além disso, uma comitiva esteve recentemente reunida em Brasília para uma reunião com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República para debater a antiga demanda pela abertura do canal.
As escolas de samba competem pelo prêmio Destaque Carnaval 2025, instituído este ano como uma transição entre o desfile simbólico de 2024, que não teve critérios de avaliação ou julgamento, e o tradicional concurso que será retomado em 2026. Os presidentes das escolas irão escolher os destaques em 18 categorias, incluindo comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, evolução, harmonia musical, bateria e samba-enredo.