Conforme informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as juntas de dilatação seguem sendo instaladas ao longo desta semana em um lado da ponte da BR-116 que liga Caxias do Sul e Nova Petrópolis sobre o Rio Caí. Simultaneamente, estão sendo preparados os apoios do outro lado da estrutura. Após essa etapa, as juntas restantes serão instaladas, com previsão de conclusão até o final da próxima semana. O trânsito na ponte segue operando em meia pista.
Esses dispositivos são fundamentais para permitir que a estrutura se mova de forma controlada, compensando variações de temperatura, mudanças de umidade e o assentamento do solo. Além disso, para conectar os lados construídos, são utilizadas juntas de borracha, que evitam o acúmulo de sujeira entre as lajes. A empresa responsável pela obra é a construtora Cidade, que também está encarregada de realizar esses procedimentos complementares, que já estavam previstos no projeto, pois as juntas ainda não haviam sido instaladas.
A nova ponte apresenta diversas melhorias em relação à anterior. Ela é mais comprida, larga e alta, com um aumento de 1,5 metro em altura em comparação com a estrutura antiga. Além disso, suporta até 45 toneladas e permite o tráfego nos dois sentidos. O objetivo principal das melhorias é prevenir danos à estrutura da ponte durante eventuais cheias do Rio Caí, aumentando a segurança e a durabilidade da obra. O investimento total no projeto foi de R$ 31 milhões.