O comando do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) foi assumido na última semana pelo tenente-coronel Márcio Borba Fernandes. Designado pelo Comando-Geral da Brigada, o oficial assume o lugar antes ocupado pelo tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, que passa a exercer novas funções na Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP).
Natural de Porto Alegre e integrante da Brigada Militar desde 1998, Fernandes possui ampla experiência e formação. Ele é pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal, com ênfase em Direito Penal Econômico, e acumula passagens por diversos locais, como o 9º Batalhão de Polícia, na capital, e em Guaíba. Também participou de uma força-tarefa na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas, além de atuar no 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), na Região das Hortênsias, e como subcomandante do 36º Batalhão da Polícia Militar, em Farroupilha.
O tenente-coronel destaca como principais objetivos no comando do batalhão o reforço de programas de prevenção, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), a intensificação de ações de combate à violência doméstica, a ampliação do efetivo e da visibilidade policial, a incorporação de novos policiais militares e o fortalecimento do patrulhamento tático motorizado, especialmente com motocicletas, para intensificar o combate a crimes violentos letais e intencionais (CVLI). Ele também propõe a instalação de uma companhia de polícia militar em áreas afastadas de Caxias do Sul e a continuidade do trabalho já desenvolvido.
Sobre a missão de estar a frente de um dos maiores batalhões da Brigada Militar do Estado, Fernandes ressalta que assumir o comando do 12º BPM é uma grande honra, acompanhada de responsabilidade e comprometimento, dado o papel estratégico de Caxias do Sul no estado do Rio Grande do Sul. Ele reconhece o excelente trabalho realizado pelo Coronel Vargas e afirma que pretende manter os resultados alcançados.
O tenente ainda destaca o tratamento respeitoso e atento às demandas do efetivo, além da valorização do profissionalismo da tropa. Em relação à segurança pública, enfatiza a importância da integração com outras instituições para garantir a ordem e a tranquilidade na cidade, com foco em prestar um serviço de qualidade à comunidade. O tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas estava no comando do 12º BPM desde abril de 2023. Ainda não há uma data oficial para a cerimônia de troca de comando.