Na Semana Santa ou tempo de Páscoa, a Diocese de Caxias do Sul celebra o Tríduo Pascal com diversas atividades religiosas que refletem o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Durante entrevista para à Rádio Caxias, o bispo Dom José Gislon destacou a mensagem de amor anunciada por Jesus Cristo, ressaltando a importância do perdão, da reconciliação e do amor sacrificial, que toca a vida das pessoas e gera dignidade e comunhão.
Conforme Gislon, “este gesto de amor e doação do filho de Deus é algo único, que transcende gerações e continua a ser um farol para a humanidade”. Ele enfatizou que, apesar dos avanços ao longo de dois mil anos, ainda há uma grande necessidade de vivenciar a mensagem de Cristo, especialmente, em um mundo onde a falta de compaixão e a proximidade entre as pessoas é uma das principais causas dos problemas sociais.
Dom José também destacou o papel fundamental dos jovens na vivência da fé, com a tradicional Via Sacra encenada no Monumento Cristo Terceiro Milênio, no Parque de Exposições da Festa da Uva, realizada na manhã da sexta-feira (18). O evento reuniu centenas de pessoas e foi promovido pela juventude da Diocese. Na opinião dele, o ato proporciona aos jovens uma experiência de reflexão e participação na caminhada de Jesus até o Calvário. Para o bispo, este é um tempo de reflexão profunda sobre a vida e os ensinamentos de Jesus, um convite para viver com mais humanidade e fé, mesmo diante das dificuldades do mundo moderno. Segundo o bispo, “o silêncio de Jesus na cruz, o gesto de se entregar por amor, continua a ser uma fonte de inspiração para todos nós”.
A programação da Semana Santa segue na tarde desta sexta-feira (18). A Diocese de Caxias do Sul promove momentos de oração, como a Via Sacra e a Procissão do Cristo Morto, com participação de fiéis das paróquias locais. No Sábado Santo (19), acontece a Vigília Pascal, com bênçãos e o acendimento do Círio Pascal. As celebrações se encerram no Domingo de Páscoa (20), com Missas em diversas paróquias. A programação completa do Tríduo Pascal 2025, nas paróquias da Diocese de Caxias do Sul, você encontra aqui.
Resumo da programação da Sexta-feira Santa – 18 de abril
Na Sexta-feira Santa, os católicos praticam jejum e abstinência de carne, e participam de momentos de oração, como a Via Sacra e a Celebração da Paixão. Em Caxias do Sul, a programação inclui a tradicional procissão do Cristo Morto, às 15h, com saída da Catedral Diocesana, reunindo fiéis das paróquias São Pelegrino, São Leonardo Murialdo e São Pio X. O cortejo segue até a rua Do Guia Lopes, onde ocorre o encontro das imagens do Cristo Morto e de Nossa Senhora das Dores, que vem com fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e da comunidade Cristo Redentor. Após o encontro, todos retornam à Catedral para a homilia de Dom José Gislon e a oração final. Também estão previstas procissões do encontro no Santuário de Caravaggio e no centro de Bento Gonçalves.