O técnico Fabio Matias concedeu entrevista coletiva após a vitória do Juventude por 3 a 2 diante do Sub 20 do clube, em um treino coletivo pela manhã no Centro de Treinamento alviverde. O comandante segue a preparação da equipe para a disputa na Serie A do Campeonato Brasileiro.
O Juventude estreia no Brasileirão no dia 29 de março diante do Vitória. Fabio Matias comentou sobre a importância desses jogos preparatórios: “importante para nós, fechamos a semana com sete para oito turnos de trabalho intenso, sabíamos que hoje o residual da semana estaríamos mais pesados do que o normal para o jogo. A intenção de fazer com a sub-20 para que o jogo tivesse intensidade, muitas vezes a gente faz, as vezes com algumas equipes, equipes vêm aqui para não perder e não é essa característica da nossa ideia da sub-20. A nossa ideia de sub-20 é eles jogarem também. Então para nós foi bom, foi três tempos de 35, alternamos os jogadores, alguns atletas mantivemos 70 minutos, alguns que a gente entende que precisa ter um pouco mais de volume, de jogo e para nós o que menos importa hoje é o resultado, porque semana que vem dentro dos dois amistosos oficiais, nós contra equipes, a gente consiga também reproduzir aquilo que a gente quer em relação a jogo.”
O comandante projetou os dois jogos-treino que a equipe do Juventude terá no dia 21 contra o Azuriz e no dia 22 diante do Criciúma: “Na sexta-feira a prioridade é o G2. Nesse G2 nós vamos dar o máximo possível de carga para ele. Sabendo que alguns G2 possivelmente são jogadores que são utilizados também no sábado, no G1. O G1 a gente não utiliza na sexta-feira para que no sábado possam jogar o máximo possível de tempo. Para a gente conseguir dar realmente uma carga muito próxima daquilo que a gente acredita que é necessário para a nossa estreia contra a equipe do Vitória em casa.”
Fábio também fez uma avaliação sobre os meninos da base que atuaram neste coletivo e na temporada até o momento. “Respeito aos meninos, o LH é um menino que tem evoluído bastante, ele tem sido utilizado na função de 5 para 8, hoje ele fez um bom treino, novamente. Já está em caráter, acredito que já tenha feito a renovação, porque é um atleta do clube. A gente tem valorizado muito os meninos, você vê hoje o próprio Davi, o próprio Kelvi, o Pina também, hoje fazendo treinamento conosco. Então, estão os meninos aí que nós temos utilizado. O Eduardo, o zagueiro, agora também, a gente oportunizou ele para jogar na Sub-20.”
O técnico dissertou sobre as contratações do clube para o restante da temporada e comentou sobre a situação do atacante do Fluminense, Lele. “O atleta não quis vir, então isso é uma decisão dele e a gente tem que respeitar dentro das nossas condições. Automaticamente foi uma decisão particular dele. Então buscamos outros atacantes. A gente precisa ter, pelo menos mais um jogador de linha de frente. Precisamos ter uma condição, daqui a pouco, no jogador mais na zona central. Tem buscado. Hoje a gente está trabalhando com um número que não passa de 30 jogadores de plantel. Pensando pro clube isso é bom, porque você não onera também o clube. Mas nós temos que ter contratações pontuais. Eu sempre falo que a gente vai ter aí dentro de um gatilho duas, três balas e essas balas têm que ser bem atiradas para que a gente não tenha erro, não cometa equívocos. E isso é um dos pontos principais desde a minha chegada aqui.”
Confira a entrevista completa do técnico Fabio Matias: