Os servidores públicos municipais de Caxias do Sul terão um novo encontro na próxima quarta-feira (23), no Largo da Prefeitura. O principal intuito da mobilização é discutir a Campanha Salarial 2025. O Sindicato dos Servidores Públicos (Sindiserv) ainda aguarda um posicionamento do Executivo sobre as reivindicações apresentadas em março.
Entre as principais pautas em discussão estão o pedido de reajuste salarial de 5,5%, além da aprovação de uma nova legislação municipal que revise as distorções salariais criadas pela Lei 409. Os servidores também pedem o fim das terceirizações e das gestões compartilhadas no serviço público.
A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, destaca a importância de seguir na luta pelos direitos da categoria, a assembleia, em caráter de ato público, busca pressionar o executivo municipal por uma resposta as demandas colocadas pelo sindicato.
O imbróglio teve início em março, quando o Sindiserv se reuniu em assembleia para discutir as propostas do Executivo em relação às reivindicações da categoria na campanha salarial de 2025. As propostas da administração municipal foram consideradas insuficientes, não agradando a categoria, conforme Silvana. Apenas três dos 46 pontos levantados pelos servidores, que abrangem a valorização salarial, melhorias nas condições de trabalho e a revisão da Lei 409/2012, foram atendidos pelo Executivo.
A revisão da Lei 409, visa corrigir distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho aos servidores. Diante do não encaminhamento da questão para apreciação da Câmara de Vereadores, a categoria deliberou por intensificar a mobilização, realizando diversas ações desde então, entre elas, uma iniciativa em conjunto com o Hemocentro de Caxias do Sul, com o objetivo de aumentar os estoques de sangue.