Nesta terça-feira (11), a Sicredi Pioneira realizou o Encontro Regional de Lideranças, na Sociedade Concórdia da Linha Imperial, em Nova Petrópolis, um evento que reuniu administrações municipais, entidades de classe e imprensa dos 21 municípios da área de atuação da Sicredi Pioneira.
Pela manhã, a partir das 9h, os convidados foram recepcionados com um café da manhã, e, logo após, o presidente da entidade Thiago Luiz Schimidt, e o diretor executivo, Solon Stahl, realizaram manifestações iniciais. Depois, o professor Arnaldo Farias, palestrante e consultor nas áreas de Gestão de Políticas Públicas, Empreendedorismo, Desenvolvimento Territorial e Turismo, palestrou com o tema “O Papel do Agente de Transformação Impulsionando Cidades, Negócios e Regiões Sustentáveis”.
No período da tarde, após o almoço, um grupo de pessoas visitou a praça da comunidade e o Memorial Amstad, que conta a história do pioneiro do cooperativismo no Brasil, o padre suíço Theodor Amstad. O evento ocorreu na Linha Imperial, pois justamente foi o local da primeira cooperativa de crédito do país.
O presidente da Sicredi Pioneira, Thiago Luiz Schimidt, afirmou que existe um projeto em andamento para tornar a comunidade da Linha Imperial, que já é referência no país, uma referência mundial do cooperativismo.

A Sicredi Pioneira é uma das mais de 100 instituições financeiras cooperativas integrantes do Sistema Sicredi, sendo a mais antiga da América Latina, fundada há 120 anos em Nova Petrópolis, a Capital Nacional do Cooperativismo. A Sicredi Pioneira atua em 21 municípios da região da Serra Gaúcha, Vale dos Sinos e Vale do Caí, onde atende mais de 200 mil associados.