Nesta quinta-feira (10), a Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, o Caxias, comemora 90 anos de história. O jantar de comemoração do clube acontece nesta sexta-feira (11), ás 19h35, no Salão Paroquial Santa Catarina. Os ingressos já estão esgotados e mais de 800 grenás vão estar presentes na festa.
O clube que viria a ser a Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul surgiu em 10 de abril de 1935, resultado da fusão de dois clubes rivais, o Rio Branco e o Rui Barbosa, com a denominação de Grêmio Esportivo Flamengo. Em 14 de dezembro de 1971, devido a dificuldades financeiras, o departamento de futebol uniu-se ao Juventude, que enfrentava situação semelhante. Essa união originou a Associação Caxias de Futebol, nas cores preto e branco, e durou até 1975.
Em 17 de outubro, uma assembleia votou pela troca do nome e a volta da camisa com as cores do Flamengo. Em 28 de novembro do mesmo ano foi aprovada a reforma dos estatutos, onde a Associação Caxias de Futebol ficava desativada e o Grêmio Esportivo Flamengo passava a se chamar Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul. Os empresários da cidade apoiaram financeiramente a equipe, desde que ela levasse o nome da cidade. Nessa mudança voltaram às cores tradicionais do Flamengo: o grená, o azul e o branco.
Em 1976, o Caxias foi o primeiro time do interior Gaúcho a disputar o Campeonato Brasileiro da série A e também a Copa do Brasil, em 1991. O time grená foi campeão Gaúcho em 2000, em cima do Grêmio e possui 12 títulos do interior e três da Copa da Federação Gaúcha de Futebol. Em 2023, o time caxiense conquistou o primeiro acesso nacional da história, saindo da série D para a série C.