As obras de macrodrenagem na Avenida São Leopoldo, em Caxias do Sul, iniciadas em 11 de novembro, entram na fase final da primeira etapa e avançam para a segunda fase na próxima segunda-feira (20). Nesta nova etapa, os trabalhos serão realizados na Avenida Perimetral Bruno Segalla. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (16), em coletiva de imprensa promovida pelo Samae e pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). As intervenções preveem operações distintas, resultando em alterações significativas no trânsito.
Primeira Operação
A primeira intervenção consiste na instalação de uma galeria com aduelas de concreto medindo 2,5m x 2m, além de uma rede de macrodrenagem com tubos de 1,5m de diâmetro. Para essa etapa, haverá bloqueio na pista da Perimetral Sul, no trecho entre o entroncamento da Avenida Salgado Filho e a rótula da Avenida São Leopoldo. O trânsito será desviado para a pista de subida, que passará a operar em mão dupla.
Motoristas que trafegarem pela Perimetral Sul, no sentido bairro Esplanada em direção ao bairro São Leopoldo e à BR-116, poderão acessar a pista contrária por meio de um afunilamento no canteiro central. Nesse trecho, que terá aproximadamente 200 metros, a via funcionará com circulação em dois sentidos.
Como alternativa para quem deseja acessar a BR-116, será possível utilizar a Avenida Salgado Filho, desviando pelas ruas Fúlvio Minghelli e João Bettega, no bairro Salgado Filho. Motoristas que trafegarem no sentido centro-bairro, pela Avenida São Leopoldo, com destino ao bairro Esplanada, terão duas opções: seguir pela Perimetral Sul no trecho com circulação em pista dupla ou desviar pelas ruas Fernando Francisco Kaller, Erna Sirtoli Uez e Antônio Gomes Maciel, retornando à Perimetral.
Conforme o presidente do Samae, João Uez, a obra no local deve resolver problemas históricos de alagamentos que afetam a região. Ele destaca orientações pela busca da comunidade por rotas alternativas, além da colaboração para o bom andamento dos trabalhos.
Uez ainda salienta a possibilidade de as obras serem realizadas 24 horas por dia no local, o que representaria a primeira intervenção a ser executada de forma integral nesse formato, visando à conclusão no menor tempo possível.
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) confeccionou placas que serão instaladas em pontos específicos para orientar os motoristas. Também na primeira semana de obras agentes da Fiscalização de Trânsito estarão nas imediações para orientar o tráfego. Nesse contexto, algumas linhas do transporte coletivo urbano sofrerão alteração nos itinerários.
Segunda Operação
A segunda etapa da obra, também dedicada à instalação de tubos de 1,5m de diâmetro, ocorrerá posteriormente. Nesse momento, o bloqueio será no sentido oposto, com a liberação da via trancada na primeira operação.
Andamento da primeira fase
A primeira fase da obra está em reta final e inclui intervenções na Perimetral Sul e em um lote localizado na Rua Erna Sirtoli Uez. Os trabalhos, iniciados na primeira quinzena de agosto, enfrentaram atrasos devido a problemas nas conexões da galeria, o que ampliou o prazo inicial, que previa conclusão antes do Natal.
Antes do início das obras, foram realizadas sondagens, preparação do terreno e instalação de tubulações provisórias para garantir o andamento dos serviços. A execução está a cargo da empresa Dalfovo Construtora Ltda., com prazo contratual de 360 dias. A fiscalização é conduzida pelo Samae e pela Secretaria Municipal de Obras (SMO).
