A data de 27 de dezembro marca um importante momento para a União das Associações de Bairros de Caxias do Sul (UAB). Inaugurada em 1992, a sede da entidade completa 32 anos em 2024. Fundada em 19 de maio de 1963, a UAB celebra também 61 anos de atuação, com a representação dos 463.501 moradores do município.
Ao longo das décadas, a UAB esteve à frente de pautas relevantes, como o Sistema Único de Saúde (SUS), regularização fundiária, pavimentação, abastecimento de água, saneamento básico, criação de capelas mortuárias e hortas comunitárias, entre outras demandas.
A história do movimento comunitário em Caxias do Sul começou em 1960, no bairro Marechal Floriano, com a criação da primeira associação de moradores. O ex-presidente da UAB por seis mandatos e um dos responsáveis pela instalação da sede, Daltro da Rosa Maciel, destaca a colaboração de lideranças como Elói Frizzo e Mansueto Serafini, que contribuíram para fortalecer a representatividade comunitária.
Criada inicialmente como Federação das Associações dos Amigos de Bairros de Caxias do Sul, a UAB teve papel fundamental na organização de associações de moradores em novos loteamentos. Durante o período da ditadura militar (1964-1985), a entidade enfrentou desafios, perdendo parte do protagonismo político. Contudo, conseguiu se articular e adotar uma postura mais reivindicativa, com foco nas demandas das comunidades e fortalecimento da atuação com presidentes como José Carlos de Anflor, José Carlos Monteiro, Daltro da Rosa Maciel e Tania Menezes.
Atualmente, o presidente Valdir Walter, no cargo há cinco mandatos, relembra a trajetória no movimento comunitário, iniciada nos anos 1990 como líder de bairro. Ele destaca que a missão da UAB é atuar além das questões municipais, com apoio as comunidades mais carentes e no enfrentamento dos desafios como a falta de infraestrutura básica.
Walter salienta que é por meio de trabalho árduo e dedicação que a UAB continua a representar os interesses das comunidades caxienses.