A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), que representa 37 municípios da região, promove nesta sexta-feira (14) uma reunião no restaurante do Mezanino, no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, que acolhe a Festa das Colheitas. Os representantes dos municípios que integram a AMESNE estarão reunidos para debater os 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. O reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Rech, fará uma apresentação durante o evento.
Em conversa com a reportagem da Rádio Caxias, o 2º Secretário da entidade e prefeito de André da Rocha, Sergio Moretti, representando o presidente da Associação, Valdir Carlos Fabris, que está em viagem, destacou a agenda na cidade serrana. Além dos 150 anos da Imigração Italiana, serão discutidos os desafios enfrentados pelos imigrantes de diversas nacionalidades que atualmente chegam aos municípios. Segundo ele, ao final da agenda, está previsto um debate de interesses gerais.
Questionado sobre o acompanhamento da AMESNE em relação a temas de grande importância para os municípios, como a instalação do Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra Gaúcha, ele comentou sobre a recente manifestação da reitora Marcia Barbosa.
Conforme a reitora, a questão do transporte dos estudantes e demais assuntos que envolvem a mobilidade para a instalação da universidade no atual Campus 8 da UCS é vista com preocupação. Diante disso, Moretti ressalta que a chegada do campus universitário foi debatida em audiências públicas há alguns anos, mas, no momento, o assunto não está em pauta pela Associação.
Outro assunto polêmico é o fato de Caxias do Sul ser atualmente responsável pela aplicação de recursos acima do mínimo constitucional exigido, que é de 15%. Em 2024, o investimento foi de 25,21%. Os valores custeiam atendimentos em hospitais como o Pompéia e o Geral, que recebem pacientes de diversos municípios pertencentes à AMESNE e outras associações. O secretário enfatiza que o assunto deve ser discutido em breve, uma vez que os problemas são comuns a todos os municípios.
A nova diretoria da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) deve ser conhecida em abril deste ano. Além disso, durante a reunião desta sexta-feira, será realizada a entrega do Dicionário de Darcy Luzzatto para as bibliotecas dos municípios, do livro “Talian par Cei e Grandi” – Gramática e Stória da Associação dos Difusores do Talian (ASSODITA) e da apostila do projeto Salvaguarda do Talian.