O governo do Rio Grande do Sul apresentou, na semana que passou (terça-feira, 18), uma agenda com metas, objetivos e estratégias para alavancar a educação pública em diferentes aspectos nos próximos 10 anos. Para trazer um pouco mais dessa agenda com metas e outros assuntos pertinentes à educação no estado, a Rádio Caxias conversou na manhã desta segunda-feira com a Secretária Estadual da Educação, Raquel Teixeira.
Entre as promessas mais ousadas do Governo do Estado está deixar o RS entre as três melhores notas do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todas as etapas, o que demandaria 41% de aumento no desempenho do Ensino Médio. Também estão previstos incentivos para professores e escolas que tiverem as maiores notas.
Questionada sobre as estruturas das escolas gaúchas, a secretária admitiu estarem em estado de precariedade. Os motivos apontados por ela foram a crise financeira que o estado vinha passando e também a pandemia, que impossibilitou as manutenções necessárias durantes aquele período.
A secretária frisou que, por outro lado, o governo estadual criou o recurso Agiliza, que vai direto para as equipes diretivas das escolas para comprar o que for necessário, como bebedouros, cortinas, aparelhos de climatização, entre outros.
Outro ponto destacado por ela são as obras que estão sendo realizadas no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, de Caxias do Sul, que deve ter o ginásio poliesportivo reinaugurado no fim do mês de março e o auditório reinaugurado no final de abril.
Para conferir a entrevista completa, basta clicar aqui.