Na terça-feira (15) ocorreu mais uma reunião do Conselho Municipal de Habitação (COMHAB). Entre os assuntos discutidos durante o encontro, estava o Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades, que visa permitir às entidades sociais organizarem cooperativas para acesso a recursos federais.
O secretário da Habitação, José de Abreu, destacou a importância dos programas habitacionais para reduzir o déficit habitacional, mesmo que parcialmente, e o impacto indireto causado pela calamidade em Caxias do Sul, ocasionando o aumento da demanda por moradia. O secretário também comentou sobre a expectativa de entrega de várias moradias nos próximos dois anos, principalmente para remoção de famílias em áreas de risco e a necessidade de atuação conjunta com o Comhab para garantir moradia digna e inclusão social.
José de Abreu também salientou as tratativas com o Governo Federal em busca de recursos, visando a diminuição do déficit habitacional no município, uma das prioridades da pasta.
A meta da secretaria é entregar novas moradias à população já a partir do próximo ano. Obras em andamento e novos projetos estão no radar da prefeitura, como é o caso do empreendimento no loteamento San Gennaro, que contará com 440 apartamentos, com início das obras previsto para o meio deste ano. Outra pauta abordada na reunião foi a realização da Conferência Municipal de Habitação, que acontecerá nos dias 30 e 31 de maio.
Atualmente, como preparação à Conferência, estão sendo realizadas as Pré-Conferências em diversas regiões da cidade. A iniciativa da Secretaria da Habitação, inclusive, recebeu elogios dos conselheiros.