A prorrogação de três para dez meses da isenção do pagamento das contas mensais do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) foi estendida aos moradores de Galópolis e Vila Cristina que continuam fora das residências devido aos danos causados pelas chuvas de maio do ano passado. A medida passou a valer na quarta-feira (2), após autorização da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS).
O documento que estabelece a isenção também determina que os moradores dos bairros e do distrito ficam isentos do pagamento dos serviços relacionados ao desligamento definitivo das ligações de água e outras solicitações por meio de processo administrativo, pelo mesmo período.
O diretor do Samae, João Uez, destaca que as famílias afetadas devem procurar o Samae, seja presencialmente ou por meio dos canais digitais, para formalizar o pedido. Uez enfatiza que o benefício será concedido exclusivamente aos requerentes que apresentarem um termo de interdição emitido pela Defesa Civil.
Inicialmente, a isenção foi concedida durante os meses de julho, agosto e setembro de 2024. Além disso, a administração pública também anunciou, no ano passado, o perdão de dívidas para os moradores atingidos, incluindo a devolução dos valores pagos no IPTU de 2024 por imóveis que sofreram perdas, além da desburocratização para renegociações de débitos pendentes por parte dos contribuintes.