A 47ª edição da tradicional Romaria da Terra, que ocorre neste dia 4 de março, terça-feira de Carnaval, é realizada em Arroio do Meio, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O tema deste ano é “Reconstruir e Cuidar da Casa Comum com fé, esperança e solidariedade”, buscando fortalecer a fé e a esperança em conjunto com pessoas, grupos e organizações que se uniram em solidariedade, bem como com indivíduos, famílias e comunidades que enfrentam as consequências da crise climática. Três ônibus saíram da Serra rumo à Romaria, de Caxias do Sul e Farroupilha, além de alguns carros, totalizando cerca de 100 fiéis serranos.
Padre Alfonso Antoni, um dos organizadores da Romaria da Terra, explica que a escolha por Arroio do Meio, no Vale do Taquari, se deve ao fato de ter sido um dos pontos mais prejudicados pelas enchentes de maio de 2024.
Os romeiros foram acolhidos a partir das 7h no Seminário Sagrado Coração de Jesus. A partir dali, seguem em uma caminhada de cerca de 2,5 quilômetros em direção ao bairro Navegantes, passando por ruas próximas do Rio Taquari e pela Rua Coberta, até chegarem à Praça Flores da Cunha. Na praça, ocorrerão celebrações e outras atividades. Ao meio-dia, está programado o momento de partilha dos alimentos e visitas às tendas. O encerramento está previsto para as 15h, com a Celebração de Envio. Espera-se a participação de caravanas de todos os municípios gaúchos para celebrar a Romaria da Terra, conforme informaram os organizadores.