As obras no Largo da Estação Férrea de Caxias do Sul seguem a todo vapor. Há nove meses iniciava o processo de revitalização do espaço cultural e histórico da cidade. Até o momento, algumas etapas já foram concluídas. Mas ainda estão em andamento questões de calçadas, arquibancadas, restauração da caixa de água e do terminal graneleiro, iluminação em geral e a fonte luminosa.
Nas calçadas o trabalho está em andamento entre os prédios do Conselho Tutelar e da Secretaria da Cultura. A outra parte, entre a Secretaria da Cultura e a Secretaria do Turismo, está paralisada aguardando a locomotiva que será instalada no local, após isso será finalizada. Ainda sobre a locomotiva à vapor, algumas questões do projeto foram atualizadas durante a obra, sendo a principal uma melhor estruturação dos trilhos para que a locomotiva possa ser colocada no devido local.
Segundo o diretor de projetos da Secretaria Municipal de Obras (SMOSP), Reinaldo Toscan, como a máquina foi uma doação para cidade uma restauração será necessária, mas, para isso, estão sendo buscados investidores. Ele avalia o andamento das atividades desenvolvidas no local.
Inicialmente, o projeto de recuperação foi orçado em R$ 7,7 milhões. Para separação das etapas, as obras foram divididas em cinco lotes, cada um com uma empresa responsável para determinada área de atuação.