A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul desta terça-feira (1°) foi de tumulto e inúmeras interrupções. Os fatos aconteceram após a mobilização de adolescentes e proponentes de projetos beneficiados pelo Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer de Caxias do Sul (Fiesporte) se reuniram na Casa para acompanhar a sessão. A ida a Casa Legislativa tinha como objetivo expor os problemas causados pelo corte de R$ 800 mil do Fiesporte e a cobrança de explicações plausíveis para a ação do Executivo.
Durante os trabalhos, alunos da Apafut estiveram no Plenário e se manifestaram com palmas, interrompendo inúmeras vezes a sessão que tinha a transmissão suspensa. Diante das reivindicações para a abordagem do tema, o vereador Rafael Bueno (PDT) sugeriu que o secretário de Finanças, Milton Balbinot fosse convidado para explanar os motivos do corte tanto para vereadores quanto para alunos na tribuna.
O titular da pasta tinha 20 minutos para manifestações, entretanto, ocupou apenas três minutos. Além disso, não respondeu questionamentos do público ou de vereadores. Durante a explicação, Balbinot disse que cortes estão sendo feitos em todas as secretárias, mas não chegou a pontuar os valores.
Sobre a fala breve do secretário, o vereador Rafael Bueno demonstrou insatisfação com a postura e falta de abertura a questionamentos por parte do representante do Executivo. Em conversa com a Rádio Caxias o parlamentar cita a percepção de que os beneficiários do projeto buscam por uma comunicação mais clara com a Prefeitura. Além disso, reivindicou a exoneração do secretário Balbinot.
A sessão retornou dentro da normalidade após conversas com os manifestantes que estavam presentes para o agendamento de que uma reunião pública será realizada no dia 9 de abril, às 14h, no plenário da Câmara.