A Universidade de Caxias do Sul (UCS) avança no compromisso com a inovação e o empreendedorismo ao anunciar a construção de um novo prédio para a Incubadora Tecnológica (ITEC), com previsão de inauguração até dezembro de 2025. O edifício, que ocupará uma área de 2 mil metros quadrados, está sendo erguido no campus-sede, em anexo ao Bloco 59, atual sede do Parque de Ciência, Tecnologia Inovação (TecnoUCS). A nova estrutura abrigará a ITEC, e outros programas estratégicos vinculados à UCSiNOVA, como o StartUCS e o CatalisaUCS.

Em entrevista à Rádio Caxias, o reitor da UCS, Gelson Rech, destacou que a Incubadora Tecnológica, em operação desde 1999, passou por uma reestruturação nos últimos anos. Há cerca de três anos, um projeto foi submetido à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), agência federal de fomento à pesquisa e inovação. A proposta resultou na captação de aproximadamente R$13 milhões, garantindo os recursos necessários para a realização da obra.
((TAHENA GELSON 07-01))
Ainda segundo o reitor, o prédio terá 20 novas salas de diferentes formatos para novas empresas incubadas residentes, um FabLab (espaço de fabricação digital e teste de prototipagem), uma arena com capacidade para 100 pessoas e uma cafeteria, entre outros ambientes.
Entre as novidades para este ano na UCS, está o anúncio oficial da nova diretoria do Hospital Geral, que será apresentado nesta quarta-feira (8) em coletiva de imprensa.