Na manhã desta quinta-feira (03), voltaram as aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Zorzi, no bairro Fátima Baixo. Na oportunidade, foi realizada uma reunião com os pais na chegada dos alunos. A escola teve a quarta-feira (02) com aulas suspensas por conta de um ataque que uma professora sofreu ao ser esfaqueada por dois alunos, de 14 e 15 anos, na terça-feira (1º), notícia que comoveu a cidade de Caxias do Sul.
De acordo com informações do delegado regional da Polícia Civil, Augusto Cavalheiro Neto, o diretor da escola, Jeferson Carvalho, poderia estar nos planos de uma possível agressão também dos alunos suspeitos. Carvalho afirmou durante entrevista coletiva à imprensa na manhã desta quinta-feira, no saguão da escola, que recebeu a notícia com desconfiança e surpresa. Ele admitiu que no dia anterior ao ataque havia chamado os pais desses estudantes.
Conforme o diretor, foram apresentadas muitas preocupações para essa retomada das aulas. Ele afirmou que os pais foram muito solícitos e disseram que “tudo vai voltar ao normal”.
Segundo a mãe de um aluno da escola João De Zorzi, Raquel Machado, o retorno as aulas nesta quinta-feira foi um pouco preocupante, mas a confiança na escola, no grupo docente e na Guarda Municipal que se fez presente trouxe certo alívio.
A Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social, após o fato, intensificou a presença da Guarda Municipal nas escolas, principalmente as da zona norte da cidade já nesta quinta-feira.
A gerente do Centro de Ações Preventivas da Guarda Municipal, Milene Lopes Calegaro e mais um agente da Guarda Municipal estavam na escola cedo para acompanhar a chegada de alunos e professores. Pelo menos 30 das 82 escolas municipais terão reforço da segurança na entrada e saída dos alunos nestes próximos dias.


