O mutirão em formato drive thru foi realizado neste final de semana na praça Dante Alighieri, na área central de Caxias do Sul. A iniciativa fez parte da Semana Municipal do Meio Ambiente e recolheu diversos itens. Entre eles, vidros e eletrônicos que foram os líderes de recolhimento. Foram mais de 1,6 mil quilos de vidros e mais de 1,3 mil de eletrônicos.
Também foram recebidos pelas equipes óleo de cozinha, guarda-chuvas, tampinhas, cápsulas de café, raio X e outros. A ação visualiza o descarte correto de resíduos que muitas vezes vão parar no lixo convencional e são poluentes severos. A iniciativa tem parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e é promovida pelo movimento Caxias Lixo Zero, núcleo do movimento nacional, que atua em prol da sustentabilidade e educação ambiental.
A voluntária do projeto, Verônica Mandelli destaca que muitos também levaram até as equipes muito isopor, o que resultou em mais de 10m³. Ela destaca que muitas pessoas passaram pela ação e explica como será a destinação dos resíduos.
A recomendação é de que a população guarde e separe os resíduos nas residências e quando acontecer ações de recolhimento entregue para destinação adequada. Nas redes sociais do Caxias Lixo Zero as datas e locais do drive thru são divulgadas com antecedência.
Na lista abaixo você confere os materiais que podem ser guardados para reciclagem correta:
- Eletrônicos (de pequeno e médio porte);
- Guarda-chuvas e sombrinhas quebradas;
- Chapas de raio X;
- Óleo de cozinha usado;
- Cápsulas de café;
- BOPP (embalagens multicamadas);
- Isopor;
- Vidros inteiros (garrafas, potes de conserva);
- Esponjas de cozinha usadas;
- Tampinhas plásticas;
- Cartelas de medicamentos vazias;
- Lonas e banners.