O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) é associado, por vezes, com uma ideologia centro-direita. Fundado em 1988 e registrado, oficialmente, em 1989, ele surgiu a partir de uma cisão do MDB, que mesclava: a social-democracia e a democracia cristã, ao liberalismo econômico e social. E tem como símbolo o tucano nas cores azul e amarela. O partido ganhou notoriedade nacional, ao eleger o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Em Caxias do Sul, o comando do governo Municipal está a cargo do partido, desde 2020, com a eleição do prefeito Adiló Didomenico (PSDB). Inclusive, a intenção, já declarada do partido, é buscar essa reeleição em 2024. A executiva municipal do PSDB em Caxias do Sul ainda têm como presidente, o deputado estadual: Neri, o Carteiro (PSDB); e vice-presidente, Márcio Amaral (PSDB).
O presidente do PSDB em Caxias do Sul, Neri o Carteiro, faz uma avaliação positiva da atuação do partido, no último ano. Ele ressalta que o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) assumiu o Executivo, em 2020. Desde então, já teria cumprido mais de 85% do seu plano de governo . O parlamentar cita como exemplo a questão da segurança, que terá um reforço com Iluminação pública de LED, assim como, o cercamento eletrônico em Caxias, com um investimento superior a R$ 20 milhões.
Na campo da educação, foram reformadas em torno de seis escolas infantis, e entregues 42 mil kits de uniformes. Na saúde, o Neri cita a construção de novas Unidades Básicas de Saúde, em diversos bairros da cidade. Além da ampliação de 70 leitos no Hospital-Geral (HG), subsidiado com investimento estimado de R$ 22 milhões. O deputado tucano ainda citou a questão da regularização fundiária, viabilizada pelo governo Adiló. Na opinião do peessedebista, a Administração Pública vigente tem inúmeros marcos importantes e que garantiram mais dignidade ao caxiense. Conforme o deputado estadual, outros marcos que merecem menção, são a renovação de toda a frota de maquinários da prefeitura. Apesar disso, o parlamentar admite que existe muito trabalho ainda a ser feito.
Quanto a uma perspectiva de governo, para o ano que vem, o presidente do PSDB disse que a executiva do partido tem realizado uma formação política, com os pré-candidatos a vereador para a próxima eleição. Até porque, um dos focos do PSDB é aumentar o número de vereadores na Câmara de Vereadores em 2024. Atualmente, eles são três: Tatiana Frizzo (PSDB); Olmir Cadore (PSDB); e Marisol Santos (PSDB), a meta é eleger pelo menos mais cinco vereadores para ocupar o Legislativo caxiense. Conforme o tucano, essa formação tem como objetivo principal esclarecer os pré-candidatos sob as responsabilidades inerentes ao mandato.
Porém, o foco maior do partido é a reeleição do atual prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB). Para isso, o PSDB tem buscado algumas alianças com o representantes de outros partidos, a exemplo do: Republicanos, União Brasil e Cidadania. E também com o PS, o PRD e o PTB. Outros partidos que ainda estariam analisando o apoio a candidatura de Adiló seriam o MDB, o PSB, o PP, o Solidariedade e o PSB. Conforme Neri, partidos que temos uma identificação ideológica de trabalho com o PSDB e que, portanto, podem ter interesse na canditatura de Adiló, tanto quanto o PSDB. Visando um projeto de continuidade de serviços, já desenvolvidos em Caxias nos últimos quatro anos. Entre esses projetos, o Centro Municipal de Proteção Animal, que deverá ser um marco importante para o Município, em 2024. A diretoria executiva do PSDB em Caxias do Sul ainda é formada pela secretária, Veronica Estivalet; tesoureiro, Alexandre Lovatto ; vogal, Gilberto Bonatto; vogal, Álvaro Viecelli; líder do partido (líder de bancada na Câmara), vereadora Marisol Santos. O diretório municipal do PSDB é composto por 45 titulares e 15 suplentes. Além do diretório, também compõe o grupo 27 delegados da convenção estadual, além de integrantes do Conselho de Ética e Disciplina Partidária, composto por cinco membros.