O Projeto Favelar, idealizado por Andrigo Martins, em 2013, visa transformar as periferias de Caxias do Sul com arte e sustentabilidade. Em 2022, o projeto entrou para o RENQ Brasil ao criar a maior maquete coletiva e sustentável de uma favela do país, usando materiais reaproveitáveis e promovendo educação artística na comunidade.
Conforme Andrigo, com o objetivo de dar visibilidade às comunidades periféricas, o Favelar também se tornou um patrimônio cultural de Caxias. Atualmente, as peças da maquete estão no Centro de Cultura Ordovás, onde o acervo já ultrapassa 1,5 mil peças. Segundo Andrigo, o projeto expandiu com o “Favelados”, que oferece oficinas de arte para adolescentes, criando maquetes que refletem a realidade dos bairros com materiais sustentáveis. As oficinas ocorrem quinzenalmente no Centro de Cultura Ordovás, coordenadas por Andrigo e Fabrício “Caveira”. O entrevistado conta que elas buscam promover transformação social, empoderamento e discussão sobre as dificuldades das periferias.
Em junho de 2025, o Favelar realizará uma exposição com as peças produzidas, celebrando o trabalho coletivo de jovens, instituições e comunidades. Conforme Andrigo, o projeto também busca parcerias para expandir suas ações, com a meta de criar um ateliê móvel, levando as oficinas para outras comunidades e cidades. Neste sentido, Andrigo garante que o Favelar vai além da arte, promovendo reflexão sobre direitos, dignidade e autoestima, e se consolidando como um exemplo de transformação social por meio da arte.