A finalidade é aproximar escritores e leitores por meio do incentivo das escolas públicas no município. Até o dia 20 de fevereiro, o Sesc Caxias recebe as inscrições das interessadas em receber a iniciativa. Ao todo, os estudantes vão participar de 16 atividades realizadas ao longo do ano e de acordo com a ordem de inscrição. Com a participação de escritores de diversas localidades, inúmeras temáticas passam a fazer parte da rotina escolar dos estudantes por meio de oficinas de leitura e poesia.
Para receber o projeto, as escolas devem disponibilizar o espaço para a realização das oficinas, como um auditório ou sala grande e mobilizar, para cada encontro, 100 alunos que estejam cursando do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Nos últimos anos, a iniciativa contou com cerca de 20 escolas escritas e a participação de 2 mil crianças e adolescentes.
Este ano, entre os autores que irão compartilhar diferentes abordagens da literatura estão, a escritora Mayura Matos, o escritor Duda Falcão, Eliandro Rocha e Tiago Maria. Conforme uma das organizadoras do projeto, Claudia Meiane, a integração promove a leitura por meio de assuntos que possa desenvolver a criatividade, além de sempre serem abordados temáticas que chamem a atenção dos jovens.
Para as inscrições, as escolas devem encaminhar um e-mail para [email protected] com a manifestação de interesse e dados da escola até o dia 20 de fevereiro. Outras informações estão disponíveis com a Unidade pelo telefone (54) 3209-8250, no setor da Biblioteca. No site da Rádio Caxias você confere a programação completa do Sesc Mais Leitura 2024.
Programação Sesc Mais Leitura – Sesc Caxias do Sul
12 e 13/03 (terça e quarta-feira)
Turnos: Manhã e tarde
Público-alvo: Para estudantes a partir de 10 anos
Temática: Kuumba conta Histórias
Escritora: Mayura Matos é mãe, multiartista, contadora de histórias afrocentradas, graduanda em Teatro Licenciatura UFRGS. Iniciou sua carreira na Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e, entre formação e atuação, foram 11 anos junto ao grupo. É autora das performances “Tomada de Consciência” e “KUUMBA: Criatividade, Encontros e Afetos” e das oficinas “Malungo – meu irmão de cor -” e “Maa, lugar de encontro”. Também é diretora e atriz na peça “Woyzeck: preto, político, poético”, autora, produtora e atuadora dos projetos “Ação Agô – Timbaúva Criativa”, “Kuumba Conta” e “Kuumba conta nas escolas
08 e 09/05 (quarta e quinta-feira)
Turnos: Manhã e tarde
Público-alvo: Para estudantes a partir do 6º ano
Temática: Investigando os monstros da literatura
Escritor: Duda Falcão é escritor, professor de escrita criativa, editor e Doutor em Educação. Publicou os livros de contos “Mausoléu” (2013), “Treze” (2015), “Comboio de Espectros” (2017), “Mensageiros do Limiar” (2020), o romance “O Estranho Oeste de Kane Blackmoon” (2019), a tese “Representações culturais e pedagogia dos monstros no universo de H. P. Lovecraft” (2021) e o “Guia de Literatura Fantástica” (2023). É organizador da Odisseia de Literatura Fantástica e do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica. Atualmente, leciona no Curso Metamorfose de Escrita Criativa
04 e 05/06 (terça e quarta-feira)
Turnos: Manhã e tarde
Público-alvo: Para estudantes a partir do 6º ano
Temática: Como cozinhar uma história
Escritor: Eliandro Rocha nasceu no Rio Grande do Sul em 1976. Sétimo filho de um casal de analfabetos, não teve os livros como amigos de infância. Foi na escola que descobriu o encantamento pela leitura. Formou-se em Marketing e especializou-se em escrita criativa pela PUC. Seu primeiro livro, “A ponte”, foi lançado em 2013. Já teve suas obras traduzidas para China, Coreia e Malta e recebeu vários prêmios e distinções como o Prêmio Biblioteca Nacional, finalista do Jabuti e Açorianos. Para Eliandro, livro não é presente, livro é futuro
01 e 02/08 (quinta e sexta-feira)
Turnos: Manhã e tarde
Público-alvo: Para estudantes a partir do 6º ano
Temática: O resgate do leitor desaparecido Escritor: Tiago Maria nasceu em Porto Alegre, é pai de três meninas, cronista e redator publicitário. É discente do Curso de Letras da UERGS e membro do Coletivo de Escritores Negros de Porto Alegre – CEN. Seu primeiro livro solo chama-se SEMVERGONHO, crônicas com e sem noção (2022)