Foram anunciados os 10 agentes culturais que participarão do projeto Lentes Periféricas: Projetando a Cultura Local, iniciativa da Fluência Casa Hip Hop. Os contemplados passarão por uma residência profissionalizante em audiovisual, além de receber uma bolsa-auxílio mensal de R$ 800, entre os meses de abril e setembro, para estudar cinema. Serão 78 horas de formação, com encontros semanais na Fluência e nos estúdios 1Quarto, apoiador do projeto.
Diversos critérios foram considerados para realizar a seleção dos agentes culturais, como renda, residência em regiões periféricas, experiência em audiovisual e atuação em atividades sociais e culturais. Cada região periférica de Caxias do Sul (zonas Norte, Sul, Leste e Oeste) foi contemplada com pelo menos duas vagas, como explica a produtora cultural e uma das coordenadoras do projeto, Francieli Minuzzo.
Francieli destaca que durante o projeto, os agentes serão instruídos sobre como produzir e executar projetos audiovisuais e cinematográficos, tendo acesso aos equipamentos da Fluência Hip Hop, adquiridos através dos recursos captados pelo projeto. Ao final das oficinas, os contemplados terão que apresentar um material produzido durante os seis meses, retratando a realidade onde estão inseridos.
Das 43 inscrições totais recebidas pelo edital de seleção do projeto, 60% são do gênero feminino, 35% do gênero masculino e 5% de pessoas trans e não binárias. Quanto à composição étnica, 42% dos inscritos declarou-se branco; 37%, preto; 18%, pardo; e 3% indígena. Os 10 selecionados pelo Lentes Periféricas foram: Diulia da Silva Veleda, Diego Ribeiro Dias, Ketlin Pires Elesbao, Lian Gabriel Machado Ramos, Luiz Felipe Cidade dos Santos, Lúcia Eva de Oliveira Pezzi, Michael Machado, Piedro Augusto Corrêa, Stefani Araujo da Rosa e Taiane Cristine Vencato.
O projeto Lentes Periféricas: Projetando a Cultura Local conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A realização é do Ponto de Cultura Fluência Casa Hip Hop, com apoiodos estúdios 1Quarto.
Fundada em julho de 2019, a Fluência Casa Hip Hop é uma associação cultural sem fins lucrativos que atua na promoção da Cultura Hip Hop por meio de ações que mesclam os quatro elementos do movimento: Breaking, Graffiti, DJ e MC. Sua sede está localizada no bairro Santa Fé, na Zona Norte de Caxias do Sul (RS). Um dos objetivos da associação é possibilitar a promoção da ética e o exercício da cidadania por meio dos valores do Hip Hop.