Na próxima terça-feira (22) o projeto Jardins Criativos, idealizado pela fotógrafa Liliane Giordano, da Sala de Fotografia, realizará uma série de atividades especiais em comemoração ao Dia Internacional da Mãe Terra. A data, reconhecida mundialmente, propõe um momento de reflexão e ações a respeito dos cuidados com o planeta. A iniciativa, aprovada no edital Territórios Criativos – RS Seguro, é desenvolvida no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente Murialdo – SCFV, localizado no bairro Santa Fé, em Caxias do Sul.
Durante o evento, a comunidade terá a oportunidade de participar de ações voltadas à educação ambiental, práticas sustentáveis e arte integrada ao território. Pela manhã, crianças e adolescentes atendidos pelo centro participam de atividades lúdicas e educativas, com destaque para o plantio simbólico de mudas, observação do espaço escolar e a abertura do I Varal Jardins Criativos, uma exposição com as obras visuais produzidas pelos próprios alunos.
Já à tarde, a partir das 16h, a programação se abre à comunidade com o plantio de 20 árvores frutíferas nativas, doadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), no entorno da escola. Logo após, será apresentada a proposta artística de intervenção do espaço: um jardim criativo e comestível, planejado pelo artista francês Jean Paul Ganem, especialista em Land Art (arte da terra), que esteve em Caxias do Sul em março para conhecer o local e desenvolver o projeto junto à equipe. A idealizadora do projeto, Liliane Giordano, reforça o cronograma de atividades e faz um convite à comunidade.
Durante o evento, serão abertas também as pré-inscrições para voluntariado e para diversas oficinas práticas e formativas que ocorrerão ao longo do projeto, com vagas abertas à comunidade voltadas para diferentes públicos:
- Permacultura, com o engenheiro e permacultor André Susin – abordará práticas de cultivo sustentável, manejo da terra, compostagem, gestão de água e resíduos.
- Fotografia, com Liliane Giordano – ensinará técnicas básicas de composição, luz e edição, com foco na documentação artística e ambiental do projeto.
Sobre o projeto
O Jardins Criativos é uma realização da Sala de Fotografia, com co-criação do movimento internacional Dia da Terra.org, produção cultural da Lynch Gestão Cultural, apoio da Ação Social Murialdo Santa Fé e financiamento do Programa RS Seguro COMunidade – Territórios Criativos Intervenções Artísticas Urbanas, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (SEDAC).