Com as últimas chuvas de granizo que têm atingido a Serra Gaúcha, os agricultores estão vivenciando momentos de tensão com suas plantações, desta forma, é necessário pensar em soluções que possam mitigar o impacto dessa ocorrência nos Hortifrútis, em especial, nas hortaliças. Nesta segunda-feira (01), a Prefeitura de Caxias do Sul e demais representantes da região, receberam a empresa Anti-Granizo Fraiburgo (AGF) Ltda, de Santa Catarina, que apresentou o projeto para aplicar o sistema nas 17 cidades.
A iniciativa foi implantada em treze municípios de Santa Catarina, onde existe um convênio com a Secretaria Estadual da Agricultura. O sistema usa iodeto de prata, que diminui de tamanho ou até elimina as pedras de gelo antes que elas atinjam as plantações. A queima do iodeto de prata é feita por um gerador e para saber quando ligar o equipamento, é preciso monitorar o tempo através de radar.
De acordo com o Secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Valmir Susin, a apresentação foi muito proveitosa e ainda destaca que há grandes chances do projeto sair do papel.
Valmir também explica como o sistema funcionaria, onde seriam instalados cerca 120 equipamentos que abrangeriam todas as 17 cidades da região, sendo Caxias do Sul, Nova Pádua, Flores da Cunha, Nova Roma do Sul, dentre outras.
Na questão do custo, inicialmente seriam R$ 14 milhões e para a manutenção, R$ 9 milhões por ano, porém o valor seria dividido entre verbas municipais e estaduais. Além disso, caso aprovado pelos Prefeitos dos 17 municípios participantes, seria implantado dentro de 90 dias.