Em ascensão, fé interligada as belezas do município promovem uma das principais movimentações do turismo religioso. Desta forma, o Programa Amigos do Roteiro Caminhos de Caravaggio é o objetivo do projeto de lei que foi assinado pelo Executivo e aprovado na sessão ordinária na última semana.
Atualmente, o Caminhos de Caravaggio passa pelos municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Farroupilha. O trajeto com cerca de 200 km liga os santuários de Farroupilha e Canela. A Associação de Voluntários e Apoiadores dos Caminhos de Caravaggio (AVACC) é responsável por contribuições significativas, entre elas, o planejamento, a busca por recursos além de sinalizações presentes nos caminhos.
A proposta prevê o estímulo a ações turísticas, além de impulsionar o desenvolvimento em áreas rurais do município por meio de melhorias que podem ser viabilizadas com o projeto. Conforme o secretário do Turismo, Ricardo Daneluz, Caxias do Sul se tornaria o segundo município a aprovar a lei, destacada pelo mês de grandes celebrações religiosas, marcada pelas romarias e pelo dia de Nossa Senhora de Caravaggio.
Conforme a proposta, não deve existir um vínculo funcional ou empregatício nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária com a Administração Pública Municipal. Desse modo, a Prefeitura atuaria em regime de cooperação. O projeto segue para sanção do prefeito Adiló Didomenico (PSDB).