O Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Desembargador Alberto Delgado Neto, participou na manhã desta quarta-feira (09) de reunião com os magistrados de Caxias do Sul, no Fórum do município. Durante o encontro, o avanço da Inteligência Artificial foi um dos principais temas abordados pelo chefe do Poder Judiciário. Um dos pontos diz respeito à ferramenta que auxilia os advogados na distribuição dos processos judiciais, lançado no final do ano passado para os usuários do seu sistema de processo eletrônico eproc.
A ideia é facilitar a validação do assunto principal da petição inicial, adequando a sua competência, conferindo maior assertividade e otimização do tempo. O nome da IA do TJRS foi definido no começo deste ano, através de votação pelas redes sociais, sendo denominado de GAIA (Gestão Avançada de Inteligência Artificial).
Conforme o Desembargador Alberto Delgado Neto, o uso da Inteligência Artificial não deve substituir o lado humano. É uma ferramenta que vem para servir aos magistrados.
A plataforma vai funcionar como um hub de inteligência artificial, sobre o qual diferentes módulos especializados podem ser adicionados gradativamente.
Outra novidade é o projeto Influencers, que terá a Comarca de Caxias do Sul por local de início. É um projeto que visa aproveitar os servidores da comunicação para que divulguem o que ocorre dentro do Poder Judiciário, como explica o desembargador.
A comitiva do TJ, também contou com o presidente dos Conselhos de Comunicação Social e de Inovação e Tecnologia, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, e foi recepcionada pelo Diretor do Foro de Caxias do Sul, Juiz Darlan Rocha.

