Na véspera da reunião com a reitora da Universidade Federal do Rio Grande (UFRGS), Marcia Barbosa, o presidente da Câmara de Industria e Comércio (CIC) de Caxias do Sul, Celestino Loro, fez alguns apontamentos que devem ser levados até a professora na noite desta quarta-feira (26). O tópico central do encontro deve ser o entendimento dos cursos que o empresariado da região espera poder contar no campus da Serra Gaúcha para fomento do mercado de trabalho.
Em entrevista à Rádio Caxias nesta terça-feira (24), a reitora revelou que um dos cursos que deve constar na grade é acerca da área de computação. Entretanto, não deu outros indicativos antes do encontro com os empresários. Celestino Loro aponta que, na visão da CIC, devem estar entre as prioridades os cursos de engenharia, que normalmente possuem altos valores e horários de difícil flexibilidade.
O empresário também comentou a percepção que tem referente a questão de transporte para os estudantes, ponto que a reitora destacou como uma preocupação. Segundo Loro, o Campus 8, local que deve sediar a Universidade Federal não está fora do acesso de ônibus do transporte coletivo.
Sobre uma data para o início das atividades, o presidente disse esperar que Marcia Barbosa já tenha uma previsão para o primeiro semestre no encontro desta quarta. Contudo, demonstrou otimismo e disse que os esforços serão voltados para que o campus esteja em funcionamento já no segundo semestre de 2025.