O prefeito Adiló Didomenico foi o segundo convidado da tradicional Reunião-Almoço (RA) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) 2025, nesta quarta-feira (19). Antes de Didomenico palestrar para empresários da região, o presidente da CIC, Celestino Loro, cobrou a necessidade de avanços concretos, com prioridade para obras estruturantes nos próximos quatro anos de gestão do tucano.
Loro relembrou os impactos e desafios inesperados enfrentados na primeira gestão, como a pandemia e as enchentes, mencionados por Adiló durante a campanha eleitoral. Ele também reforçou o papel da entidade como interlocutora entre o setor produtivo e o poder público, além do compromisso com um diálogo aberto e construtivo para o desenvolvimento do município.
Segundo Loro, há urgência em investimentos para melhorar a mobilidade urbana, com a construção de viadutos e obras que promovam a qualidade de vida. Entre os pontos destacados pelo presidente da entidade estão a zeladoria da cidade, o comércio ambulante e a situação de pessoas em vulnerabilidade social.
Loro também cobrou avanços em projetos como a privatização da Festa da Uva, a ocupação do complexo Maesa, o novo Aeroporto Regional de Vila Oliva e outras obras estruturantes para atrair investimentos e fortalecer a economia. Ele ressaltou que a cidade deve seguir o princípio inegociável da boa gestão pública, com uso racional dos recursos e responsabilidade fiscal, como uma critica a criação de novos cargos feitos pela administração.
Por fim, o presidente da CIC destacou a expectativa de que o esforço da população seja correspondido por uma gestão eficiente no novo mandato do prefeito. Durante a participação, Adiló Didomenico palestrou com o tema, Caxias do Sul: Superando desafios, construindo o futuro.