O mês de maio é voltado para a conscientização contra uma das doenças mais prevalentes no Brasil, o câncer de boca. O tumor é o mais frequente entre homens, fumantes, com idade média de 40 anos. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados da doença. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma ação com foco em avaliação e exames odontológicos para a prevenção do câncer de boca. A atividade ocorre na próxima quarta-feira (15), das 13h30 às 17h, na Praça Dante Alighieri. Com o intuito de facilitar o acesso ao diagnóstico da doença para a população.
A diretora-técnica do Núcleo de Saúde Bucal da SMS, Marcela de Barros, alerta sobre a importância do diagnóstico precoce, e detalha sobre a ação da próxima semana.
A iniciativa também contará com o apoio dos professores e alunos da área de odontologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), a ação contará com entrega de materiais informativos, além de orientar a respeito do autoexame bucal e sobre fatores de risco para o câncer de boca, como o tabagismo. Caso ocorra chuva no dia, a ação será cancelada.
Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizam salas de espera com orientações e ações preventivas com grupos de risco para o câncer bucal durante todo o mês de maio.
Como fazer o autoexame bucal da doença?
Atenção: Lave bem a boca e remova próteses dentárias se for o caso.
1. De frente para o espelho, observe a pele do rosto e do pescoço. Veja se encontra algum sinal que não tenha notado antes. Toque suavemente com as pontas dos dedos todo o rosto.
2. Puxe com os dedos, o lábio inferior para baixo, expondo a sua parte interna (mucosa). Em seguida, apalpe todo o lábio. Puxe o lábio superior para cima e repita a papalção.
3. Com a ponta do dedo indicador, afaste a bochecha para examinar a parte interna da mesma. Faça isso nos dois lados.
4. Com a ponta do dedo indicador, percorra toda a gengiva superior e inferior.
5. Introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo e procure palpar todo o assoalho da boca.
6. Incline a cabeça para trás e abrindo a boca o máximo possível, examine atentamente océu da boca. Palpe com o dedo indicador todo o céu da boca. Em seguida diga ÁÁÁÁ… e observe o fundo da garganta.