Parte marcante da história do município, o transporte ferroviário ajudou Caxias do Sul a se tornar o que é hoje. Um dos pontos centrais na revitalização do Largo da Estação Férrea é a instalação de uma locomotiva à vapor no local, como forma de resgatar o passado ferroviário da cidade e promover o turismo no presente.
A locomotiva, que era patrimônio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), foi doada ao município por meio de um termo registrado pelo órgão federal. A locomotiva estava em posse da Ulbra Canoas, que tinha a obrigação de fazer a restauração da estrutura, o que não ocorreu durante os 20 anos em que esteve em suas dependências. Agora, caberá ao município de Caxias do Sul realizar os reparos no veículo histórico.
O processo de remoção e transporte da locomotiva de Canoas para Caxias será complexo, envolvendo várias etapas. A operação de retirada tem um custo estimado de cerca de R$ 150 mil, para cobrir despesas com reparos de possíveis danos ocasionados pela remoção da locomotiva do local. Esses valores podem sofrer um aumento, dependendo da gravidade dos estragos causados. Como a Ulbra exigiu que o município se responsabilizasse pela totalidade dos custos gerados pela operação, o Executivo propôs um projeto de lei para aumentar os recursos destinados a possíveis danos que possam ocorrer durante o processo, como explica o diretor de projetos da Secretaria Municipal de Obras (SMOSP), Reinaldo Toscan.
O projeto de lei será avaliado em primeira discussão na Câmara de Vereadores na sessão desta terça-feira (25). Quanto ao transporte da locomotiva, Reinaldo detalha que será realizado por meio de uma doação da transportadora Irapuru Transportes, que já assinou um convênio com a Prefeitura para realizar o carregamento e transporte até Caxias do Sul. A operação contará com o apoio do DNIT, que garantirá a segurança durante a movimentação.
O local onde a locomotiva será instalada já passou por reforços nos trilhos, incluindo a troca de dormentes, para suportar o peso da locomotiva. A restauração do equipamento será realizada no próprio local. A Prefeitura está buscando parcerias e captação de recursos através de emendas parlamentares para custear os reparos.
A prioridade, de acordo com Reinaldo, é garantir que a locomotiva seja trazida para Caxias do Sul, o que deve ocorrer nos próximos meses. A instalação ocorrerá na entrada da Estação Férrea, próximo às Secretarias de Cultura e Turismo. A primeira etapa das obras na área tem previsão de conclusão para o primeiro semestre do ano.
Pesando cerca de 80 toneladas, a locomotiva à vapor foi fabricada em 1921 pela American Locomotive Company (Alco).