A Prefeitura de Caxias do Sul se pronunciou na noite desta segunda-feira (4), por meio de uma nota, após a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Caxias do Sul concluir uma investigação sobre um esquema de fraude em licitações, que resultou no indiciamento de seis pessoas. No comunicado, a administração reforça o compromisso com a ética, honestidade e responsabilidade em todas as esferas do Poder Público e destaca que qualquer servidor ou agente que cometa infração disciplinar será investigado e responderá pelos seus atos.
A investigação revelou que o grupo havia criado uma empresa supostamente destinada a prestar assessoria a empresas interessadas em participar de processos licitatórios. No entanto, quatro dos acusados são servidores públicos, e um deles ocupa um cargo comissionado na Prefeitura de Caxias do Sul. Alguns dos envolvidos atuavam na Central de Licitações (CENLIC), onde tinham acesso privilegiado a informações e influência sobre os resultados dos processos, o que é estritamente proibido.
A empresa envolvida auxiliou outras empresas em diversas licitações e obteve êxito em seis tomadas de preços promovidas pela Prefeitura de Caxias do Sul, levantando suspeitas sobre as condições dessas contratações. Diante da descoberta do esquema, a Prefeitura instaurou uma sindicância, conduzida pela Corregedoria Municipal, para investigar o caso internamente. As conclusões da apuração foram encaminhadas à Polícia Civil. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados pela DRACO.
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:
A administração municipal reforça seu compromisso com a ética, honestidade e responsabilidade em qualquer instância do Poder Público. O servidor ou outro agente público que por ventura cometer infração disciplinar passará pelos ritos internos de investigação, por meio de sindicância e/ou processo administrativo disciplinar. Caso se comprove a sua responsabilidade, responderá pelos seus atos podendo ser advertido, suspenso e/ou demitido. O Prefeito Adiló Didomenico (PSDB), não compatua com qualquer ilegalidade da mesma forma que defende todos processos legais de investigação e responsabilização para os culpados, tanto administrativamente quanto criminalmente para que a categoria não seja taxada de corrupta por casos isolados.
Prefeitura Municipal de Caxias do Sul