A prefeita em exercício, Paula Ioris, oficializou nesta semana a cessão de uma área do município para a instalação da nova usina de asfalto da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). A concessão da área à Codeca foi autorizada por projeto de lei, aprovado pelo Legislativo, na sessão do dia 26 de setembro.
O imóvel abriga a nova usina de asfalto e de base da empresa, adquirida em caráter emergencial e que já opera no terreno. A ocupação ocorreu após o período de fortes chuvas em maio, depois que um deslizamento de terra destruiu a antiga Usina de Asfalto, localizada da Vila Maestra, zona norte da cidade. A diretora-presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi, destaca a agilidade no processo de cessão por parte do poder executivo.
A capacidade de produção da usina é de 80 toneladas de asfalto por hora e 150 toneladas de base (brita granulada). O imóvel, que foi cedido à Codeca pelo período de 20 anos, tem área de 6.900 m² e está localizada entre a RSC-453 (Rota do Sol) e a ERS-122, próxima à sede da companhia.
O asfalto produzido pela nova usina já está sendo utilizado em alguns locais de recuperação: Perimetrais Norte e Sul, 20 de Setembro, Ernesto Casara, Antônio Ribeiro Mendes, Do Guia Lopes, além da implantação do novo acesso ao Desvio Rizzo e do asfaltamento das Estradas Municipais 306, no Cerro da Glória (que está em fase final), e 45 18 99, em São Valentim da 6ª Légua.