A Cerimônia de Diplomação dos eleitos no pleito 2024 aconteceu na noite desta quinta-feira (19), na Câmara dos Vereadores. A Solenidade contou com a participação dos juiz da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, João Paulo Bernstein, a juíza da 16ª Zona Eleitoral, Carina Chini Falcão, o chefe da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski e representantes do Ministério Público.
O ato de distribuição dos certificados foi realizado pelo juiz João Paulo Bernstein, coordenador da diplomação e totalização da 169ª Zona Eleitoral. Em sua fala, João Paulo destacou a coragem dos candidatos que colocaram seu nome à disposição da comunidade e enfrentaram o processo de votação, além de enaltecer a lisura do processo democrático realizado em outubro passado. O juiz destacou a importância da diplomação para a continuidade do processo de posse, que ocorre no dia 1º de janeiro de 2025.
A diplomação é o ato formal realizado pela Justiça Eleitoral que confirma que o candidato ou a candidata foi efetivamente escolhido pelo eleitorado para exercer um cargo público, tendo sido validada sua eleição. Esse procedimento ocorre após a conclusão de todo o processo eleitoral, que inclui a apuração dos votos e o cumprimento dos prazos legais para homologação da prestação de contas do pleito.
Na cerimônia, foram diplomados os 23 vereadores eleitos no pleito em Caxias do Sul, que um a um foram recebendo o documento, em ordem alfabética, sem espaço paras falas. Ainda foram diplomados alguns suplentes, que já estão com as contas aprovadas, além do prefeito Adiló Didomenico e do vice-prefeito Édson Nespolo.
A diplomação marca a transição entre o resultado das eleições e a posse do eleito, certificando oficialmente que o candidato está apto a assumir o cargo que lhe foi confiado pela população. Agora, os candidatos têm o direito de tomar posse, iniciando suas funções no cargo para o qual foram eleitos.