Em Caxias do Sul, um grupo de músicos e amigos criou a “Desorkestra Montanhosa”, uma fanfarra irreverente que mistura a musicalidade das orquestras tradicionais com o caos organizado do carnaval. Segundo Beto Scopel, um dos fundadores do grupo, o nome “Montanhosa” homenageia a Serra Gaúcha, e o grupo se inspira nas antigas fanfarras de frevo de Olinda e Rio de Janeiro.
Com o entusiasmo que a data pede, Beto Scopel explica que a “Desorkestra Montanhosa” conta com instrumentos acústicos como trompetes, saxofones e percussão, ou seja, não depende de amplificação elétrica, trazendo energia humana e paixão para suas apresentações. O repertório inclui marchinhas, reggae, rock e ijexá, refletindo a diversidade da cultura brasileira e ressignificando espaços urbanos de Caxias do Sul.
O grupo estará com o bloco na rua, no domingo (23), com um cortejo que começa no Centro de Cultura Ordovás Filho e segue até o bar Kervaldi, convidando todos para celebrar o carnaval das antigas. A entrada é gratuita, e o evento promete muita diversão e descontração. Para mais informações, siga o bloco nas redes sociais (@desorquestramontanhosa).
Serviço
Quando: 23 de fevereiro
Onde: Concentração no Centro de Cultura Dr. Ordovás filho e depois o cortejo vai até o Bar e Armazén kerwald
Horário: 14h
Quanto: Entrada Franca