Na manhã desta segunda-feira (20), os deputados federais Maurício Marcon (Podemos) e Marcel Van Hattem (Novo) estiveram reunidos com o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e empresários da Serra Gaúcha, em Caxias do Sul. Sem previsão de reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani se tornou uma referência e o maior aeroporto ativo no momento. Entretanto, sinalizações de embarque e desembarque são debatidas.
Durante o encontro, os deputados se comprometem em encaminhar recursos para investir na compra de um PAPI para ampliar a capacidade de operação do Aeroporto. O equipamento, funciona como um sistema de iluminação de orientação visual em relação à rampa de inclinação durante a aproximação final da pista.

Conforme o deputado federal, Marcel Van Hattem (Novo), o local aguarda por anuncio de verbas a anos, de forma que agora se tornou um referencial na aviação estadual e trabalha em condições limitadas.
Segundo a Prefeitura de Caxias do Sul R$10 milhões em verbas são necessárias para que ocorra a ampliação da pista, na área de embarque e desembarque e a compra do equipamento. Atualmente, o município possui cerca de R$ 4 milhões em caixa. De acordo com o deputado, os recursos que serão destinados devem amenizar as necessidades.
O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Alfonso Willenbring Júnior, evidencia que até o momento não há informações oficiais de quando os recursos devem ser disponibilizados. Somente após isso serão feitos debates quanto a implementação do equipamento.
O Aeroporto serve como base áerea desde o início desse mês para recebimento de donativos e no momento, conta com ampliação de 25 voos semanais.