Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Segurança 02/12/2021 | 10h16

Vice-prefeita diz que local para nova central de videomonitoramento está praticamente definido


CONFIRA O ÁUDIO


Vice-prefeita diz que local para nova central de videomonitoramento está praticamente definido
Foto: Gabriela Bento Alves


Departamento de Jornalismo

Após o furto do busto do Duque de Caxias, ocorrido na madrugada de 17 de agosto e descoberto três dias depois pela administração, a Prefeitura de Caxias do Sul havia prometido melhorias na segurança e na atuação da Guarda Municipal na Praça Dante Alighieri. Uma ação colocada em prática na primeira quinzena de setembro foi a colocação de um ônibus da Guarda no espaço.

As letras metálicas da inscrição “Ao Duque, o Exército e a cidade” também foram furtadas em agosto. O crime praticado por três homens teve grande repercussão na cidade. Desde então, a questão do videomonitoramento é novamente discutida. Segundo a administração, o projeto está pronto.

Em entrevista concedida ao Jornal da Caxias, a vice-prefeita Paula Ioris (PSDB), entre outros assuntos, comentou que o local que vai sediar a central para o acompanhamento das câmeras está praticamente definido. Atualmente, o sistema funciona junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Caxias, o primeiro implantado no Estado em 2002. Paula Ioris, que não divulgou o local, lembrou que o assunto é a principal demanda da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social.

A projeção da vice-prefeita é de que os primeiros equipamentos possam ser instalados em 2022. Recentemente, o secretário de Segurança, Paulo Roberto Rosa da Silva; e o titular da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, estiveram em Santa Maria para conhecer um programa considerado exemplo de videomonitoramento. Com a definição do espaço, a Prefeitura pretende encaminhar o termo de referência para posterior lançamento de edital para licitação.







Em breve
Nenhum jogo no momento.