Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Museu Municipal 16/09/2019 | 15h40

Vereadores se mobilizam para derrubar veto a projeto que renomeia o Museu Municipal


Vereadores se mobilizam para derrubar veto a projeto que renomeia o Museu Municipal
Foto: Arquivo Rádio Caxias

Os vereadores do MDB não estão contentes com a decisão do executivo de vetar o nome da historiadora Maria Horn para o Museu Municipal. O projeto de lei, aprovado em agosto passado, foi vetado pelo prefeito Daniel Guerra na última sexta-feira (13). De acordo com a justificativa apresentada pelo Executivo, a proposta não incorre em vício formal de iniciativa. No entanto, o veto diz que a proposição padece de inconstitucionalidade material por afronta ao princípio do interesse público, pois não está nas diretrizes da atual Administração Municipal denominar áreas com nomes de pessoas físicas póstumas, adotando-se como padrão utilizar o nome da localidade em que se encontra a área.

A bancada do MDB, que foi a proponente do projeto, já se mobiliza reverter a decisão de Daniel Guerra. O vereador Felipe Gremelmaier afirma que o partido vai se mobilizar para derrubar o veto do prefeito.

Professora de história e pós-graduada na área, Maria Horn se dedicou a remontar o Museu Municipal, a partir de 1973, construindo um espaço praticamente novo para o acervo histórico de Caxias. Na ocasião, ela tinha sido designada para o trabalho pelo então prefeito Mário Ramos. A vereadora Gladis Frizzo, também do MDB, diz que esse histórico precisa ser valorizado, e por isso lamenta o veto feito pelo Executivo.

O projeto de batizar o Museu Municipal com o nome de Maria Clary Frigeri Horn foi aprovado por unanimidade em plenário. A professora morreu em 2017.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.