Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Legislativo 28/01/2021 | 11h03

Vereadores caxienses encaminham pedido de informações sobre situação do magistério municipal


Vereadores caxienses encaminham pedido de informações sobre situação do magistério municipal
Foto: Maicon Duarte/Divulg

O Legislativo de Caxias do Sul aprovou por unanimidade um pedido de informações à Prefeitura sobre a situação dos professores da rede municipal. A solicitação teve autoria coletiva dos vereadores Roselaine Frigeri (PT), Stela Balardin (PT), Lucas Caregnatto (PT) e Renato de Oliveira (PCdoB).

Um dos itens do documento encaminhado ao Executivo na terça-feira (26) pede se há carência no quadro de docentes para o início do ano letivo e, em caso positivo, qual a quantidade por disciplina. Questiona também quantos desligamentos de professores foram registrados entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021 e qual o motivo.

Segundo a vereadora Roselaine Frigeri, que é professora, foi questionado ainda quantos docentes podem estar aptos para a aposentadoria até o término de 2021. Ela diz estar preocupada com a falta da nomeações, sendo que o último concurso foi realizado em 2018 e perdeu a validade em abril de 2020.

Por meio da articulação da área educacional, foi solicitada no ano passado a prorrogação por meio de decreto devido à condição de calamidade pública em função da pandemia. Dessa forma, a validade foi ampliada até o próximo dia 06 de fevereiro. A parlamentar salienta que soube de muitos pedidos de aposentadoria após as reformas administrativa e da Previdência e por isso houve as indagações dos vereadores.

Roselaine Frigeri cita um exemplo de uma disciplina: em agosto de 2020 a Secretaria Municipal da Educação (Smed) informou que faltavam 11 professores de Artes, sendo que em outubro três foram nomeados e outros três chamados em janeiro deste ano. Ou seja, ela argumenta que existem no mínimo cinco vagas abertas somente nessa área. Ela cita ainda que foram abertas duas novas escolas no ano passado, o que amplia a demanda por mais profissionais. 

O assunto também foi tratado numa reunião da Comissão de Educação da Câmara na tarde desta quarta-feira (27), com representantes da Smed, da 4ª Coordenadora Regional de Educação (4ª CRE) e da Central de Matrículas.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.