Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Comércio 28/01/2021 | 12h35

Venda de vinhos finos brasileiros cresce 56% em 2020


Venda de vinhos finos brasileiros cresce 56% em 2020
Foto: Divulgação/ Internet

Dados divulgados pela União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) nesta quarta-feira (27), apontam um crescimento de de 56,56% na venda de vinhos finos em 2020. No entanto, o setor ainda enfrenta alguns desafios, o maior deles é a busca por maior competitividade frente aos produtos importados, pois mesmo com o dólar em alta, as vendas de produtos estrangeiros cresceram 28,85% no mesmo período.

Outro dado importante refere-se à queda nas vendas de espumantes, cuja retração foi de  6,63%. E isto teria uma explicação óbvia, na opinião do empresário e presidente da Uvibra, Deunir Argenta, que é o fato do consumo da bebida estar associado a eventos comemorativos. Ele lembra que estas atividades foram proibidas durante todo o ano de 2020, interferindo no faturamento do setor. 

Argenta argumenta que 2020 já é considerado o melhor ano da história do vinho brasileiro, pois obteve vendas recordes de mais de 24 milhões de litros. Algo a ser comemorado, apesar dos espumantes — com exceção dos moscatéis, que tiveram um pequeno acréscimo de 3,90% — e do suco de uva não terem alcançado o mesmo patamar, com queda de 5,24%. 

O empresário florense Deunir Argenta ainda assinala que a grande conquista do setor refere-se a percepção positiva, por parte dos brasileiros, quanto à qualidade dos vinhos e espumantes nacionais. Além disso, interfiriram neste ganho de competividade fatores tributários, surgimento de novas regiões produtoras, desenvolvimento do enoturismo e a mudança de hábitos em razão da pandemia.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.