Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Saúde 09/07/2020 | 14h25

Vacinas contra a gripe continuam disponíveis para a população nas UBSs


Vacinas contra a gripe continuam disponíveis para a população nas UBSs
Foto: Divulgação/ Internet

Apesar de a campanha de vacinação ter acabado no dia 30 de junho, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caxias do Sul ainda oferecem doses da vacina contra a gripe. Até o momento, cerca de 135 mil doses já foram aplicadas, entre grupos prioritários e população em geral. 

Em princípio, todas as UBSs do Município contam com lotes da vacina. No entanto, a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que o usuário ligue para a UBS de referência antes de se deslocar até a unidade.

Rita Mota, diretora da Vigilância Epidemiológica e enfermeira do Núcleo de Imunizações da SMS, avalia como positiva a adesão da comunidade caxiense à campanha nacional de vacinação. Segundo ela, a estimativa do Ministério da Saúde foi ultrapassada no Município.

Mesmo assim, alguns grupos ficaram aquém da projeção estipulada, como crianças, gestantes e caminhoneiros. Rita informa que a partir do momento em que os estoques nas Unidades Básicas terminarem, a SMS não tem como repor os lotes. Por isso, ela salienta que é importante, antes do usuário se encaminhar à Unidade, telefonar e verificar se ainda há doses disponíveis.

A vacina da gripe não oferece proteção contra o coronavírus, mas a imunização ajuda a combater indiretamente a pandemia, diminuindo o número de internações por influenza e auxiliando em um diagnóstico mais rápido e preciso da covid-19.
 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.