Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Imunização 26/11/2021 | 18h15

Vacinação na praça Dante mobiliza equipe da Secretaria Municipal da Saúde neste fim de semana

Vacinação na praça Dante mobiliza equipe da Secretaria Municipal da Saúde neste fim de semana
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF


Departamento de Jornalismo

Neste fim de semana, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza a imunização visando ampliar o índice da população vacinada contra a covid-19. Aproveitando a realização da Feira do Livro, a campanha fica concentrada na praça Dante Alighieri. Neste sábado (27), o atendimento ocorre entre 10h e 13h. No domingo (28), entre 13h30 e 16h30. Uma equipe do Município aplica primeira, segunda e terceira doses.

A principal orientação dos servidores da saúde é para que as pessoas observem a data em que fizeram a primeira dose para que não deixem de fazer a segunda aplicação, completando o esquema vacinal.

A segunda dose de AstraZeneca/Oxford e de Pfizer/BioNTech é feita oito semanas após a primeira. Nesse sábado, são vacinadas as pessoas que se imunizaram até 02 de outubro; no domingo, até 03 de outubro. A segunda dose de Coronavac pode ser feita 28 dias após a dose inicial, ou seja, nesse sábado, para quem recebeu a primeira até 30 de outubro; domingo, até 31 de outubro.

No caso da terceira dose, idosos acima de 60 anos, que fizeram a segunda dose de qualquer vacina até 26 de junho podem procurar o ponto de vacinação na praça Dante nesse sábado. Quem for no domingo, deverá ter tomado essa mesma dose até o dia 28 do mesmo mês. O intervalo é o mesmo para os profissionais da saúde, entre o reforço e a segunda ou dose única.

Já no caso das pessoas de 18 anos ou mais com imunossupressão, quem fez a segunda ou dose única até 30 de outubro deve ir ao ponto de imunização nesse sábado; e até 31 de outubro ir no domingo. A SMS vai informar quando for possível iniciar a aplicação do reforço para a população em geral, o que está condicionado à chegada de vacinas destinadas a essa finalidade.

Segundo dados disponibilizados no Vacinômetro, acessado em covid.caxias.rs.gov.br/vacinacao, foram 326.995 pessoas vacinadas com duas doses ou dose única desde 19 de janeiro, quando desembarcaram as primeiras doses na cidade. O levantamento de sexta-feira (26) mostra que 394.021 pessoas, ou 76,14% da população, foram vacinadas com ao menos uma dose. Outros 43.736 caxienses receberam a terceira dose (reforço).

O Painel Covid com a atualização da pandemia em Caxias mostra que, até o dia 26, foram registrados 73.176 casos positivos, sendo 71.459 recuperados, 238  ativos em isolamento e 1.435 óbitos. Outras 172 pessoas aguardavam resultado e mais de 267 mil casos deram resultado negativo. Sobre a ocupação de UTIs, a rede privada adulta de covid tinha 26 leitos ocupados (56%); no SUS a ocupação era de 83% (29 leitos ocupados).

 

SERVIÇO

SÁBADO E DOMINGO 27 E 28/11

Onde: Praça Dante Alighieri

Sábado: 10h às 13h

Domingo: 13h30 às 16h30

 

O QUE APLICA:

- Primeira dose: 12 anos ou mais (sem limite de idade máxima).

- Segunda dose para quem fez Astrazeneca, Pfizer e Coronavac.

- Terceira dose para idosos, profissionais de saúde e imunossuprimidos.

 

DATAS PARA SEGUNDA E TERCEIRA DOSE:

 

SEGUNDA DOSE

- AstraZeneca/ Oxford e Pfizer/ Biontech:
Sábado: Pode ir quem fez primeira dose dia 02/10 ou antes.

Domingo: Pode ir quem fez primeira dose dia 03/10 ou antes.

 

- Coronavac/ Butantan:

Sábado: Pode ir quem fez primeira dose dia 30/10 ou antes.

Domingo: Pode ir quem fez primeira dose dia 31/10 ou antes.

 

*TERCEIRA DOSE – REFORÇO

- Idosos de 60 anos ou mais que fizeram segunda dose de qualquer vacina até 27/06 (ir no sábado); 28/06 (ir no domingo).
- Pessoas de 18 anos ou mais com imunossupressão que fizeram a dose única ou a segunda dose de qualquer vacina até 30/10 (ir no sábado); 31/10 (ir no domingo).
- Profissionais de saúde que fizeram segunda dose ou dose única de qualquer vacina até 27/06 (ir no sábado); 28/06 (ir no domingo).

 

 

DOCUMENTAÇÃO:

 

- 18 anos ou mais: documento pessoal com foto, CPF, Cartão SUS (se tiver).

- Adolescentes: carteira de vacinação, documento oficial com foto ou certidão de nascimento, CPF, Cartão SUS (se tiver). OBS: jovens de 12 a 15 anos: ir acompanhado dos pais ou responsáveis OU levar autorização assinada (disponível em tinyurl.com/covid-adolescente). Para 16 e 17 anos, essa exigência não é necessária.

- Segunda dose: levar também a carteira de vacinação.

- Terceira dose (dose de reforço): levar também a carteira de vacinação; pessoas com imunossupressão (tinyurl/imunossuprimidos) devem comprovar comorbidade (atestado médico que confirme a comorbidade OU receita médica que comprove a doença e que tenha sido emitida há menos de um ano); profissionais de saúde devem apresentar mesma documentação apresentada para a primeira dose.







Em breve
Nenhum jogo no momento.